05.08.2018

Quinta edição do Prémio Intermarché Produção Nacional

Terminado o prazo para entrega das candidaturas da 5ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional (PIPN), decorre a gora o processo de análise e avaliação das mesmas nas diferentes categorias por um júri que atribuirá dois Prémios à Produção Primária, outros dois aos Produtos Transformados e um por cada uma das restantes duas categorias, Inovação e ideias com Potencial.  O júri poderá ainda atribuir até um máximo de duas Menções Honrosas.

O anúncio dos vencedores está marcado para 2 de outubro. Constituem o Júri, para além do Intermarché, representantes dos parceiros envolvidos nesta iniciativa: a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV), o Instituto Superior de Agronomia (ISA), a Impresa e a Quercus. Todo o processo de análise de candidaturas e de decisão de vencedores é auditado pela EY, parceiro auditor.A nível institucional, o Prémio Intermarché Produção Nacional conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ministério do Ambiente, Ministério da Economia e Ministério do Mar. O Prémio Intermarché Produção Nacional é um projeto de referência que promove ativamente e premeia os produtores e a produção nacional, reconhece a importância da sustentabilidade e inovação na produção portuguesa e impulsiona o reconhecimento da produção nacional de qualidade. Podem candidatar-se ao Prémio Intermarché Produção Nacional todos os produtores nacionais, em nome individual ou coletivo, cujos projetos sejam implementados em Portugal e que se enquadrem numa ou mais categorias de seleção contempladas pelo Prémio.

O Prémio Intermarché e o Programa Origens

O Prémio Intermarché Produção Nacional está integrado no Programa de Incentivo à Produção Nacional publicamente conhecido por Programa Origens. Inicialmente designado aquando da sua criação em 1999 por Programa AGRO, trata-se do mais antigo programa de aposta na sustentabilidade e desenvolvimento económico do país promovido por uma cadeia de distribuição alimentar.

Através deste programa, o Intermarché procura garantir que os seus clientes tenham acesso a produtos genuinamente portugueses, de elevada qualidade e a preços baixos, estabelecendo para esse fim parcerias diretas com vários produtores locais.

Todos os produtos do Programa Origens estão devidamente identificados no ponto de venda e têm características em comum: garantia de frescura, obedecendo a elevados padrões de qualidade e segurança alimentar; de Produção Nacional e/ou com Origem Nacional; são produtos concebidos em explorações controladas periodicamente; todos os produtos têm um caderno de encargos associado, sendo a sua produção sempre acompanhada; fabricação de acordo com as tradições e as técnicas de cada Região.

As áreas de produção envolvidas no Programa Origens são as frutas, legumes, carne, peixe, queijo e charcutaria, com a sua produção anual global superior a 50.000 toneladas, de que resulta uma oferta de mais de 200 referências.

Presentemente, o Programa Origens envolve 170 produtores de todo o país, englobando uma área superior a 18.000 hectares. No total já envolveu mais de um milhão de euros de incentivos à produção nacional e cerca de 500 postos de trabalho permanentes. Estes números estão em permanente evolução, dada a forte e crescente adesão dos produtores nacionais.

Essa evolução está também traduzida na criação do subprograma Origens Premium, uma evolução natural do conceito de excelência dos frescos nacionais com o rótulo ‘Origens’. São produtos diferenciadores, com qualidade de excelência e para clientes mais exigentes, tendo sempre em conta o binómio “máxima qualidade ao melhor preço”.

voltar