27.11.2020

Prémio Intermarché Produção Nacional abre o linear de 255 lojas ao melhor do país

Foram ontem divulgados os seis vencedores do Prémio Intermarché Produção Nacional (PIPN), que pelo 7º ano consecutivo premeia o que de melhor se faz em Portugal.

Num evento online foram divulgadas as empresas cujos projetos obtiveram a melhor avaliação do Júri combinando as vertentes de inovação, sustentabilidade e respeito pelas origens. Foram elas: FHZ – Investimentos Agrícolas, Lda (Espargos Verdes e Espargos Roxos) e Alberto Luis Branco Miranda de Carvalho Neto (Azeite Virgem Extra Biológico) na categoria Produção Primária; Cooperativa Leite Montanha, CRL (Queijo “Ilha dos Mistérios) e Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (Vidigueira Vinho de Talha), em Produtos Transformados; FRAGOGEL Comercialização e Fabricação de Gelados Lda (Gelado Biológico Mediterrânico) em Inovação em Embalagem e GRAND CAROB (Produtos inovadores e saudáveis feitos de alfarroba) em Ideias com Potencial. Pela qualidade dos projetos apresentados o Júri decidiu ainda atribuir duas Menções Honrosas aos que, não tendo sido premiados, se destacaram pela sua qualidade e potencial: a BioApis – Apicultura Biológica LDA com o Mel BioApis de Agricultura Biológica, de castanheiro, rosmaninho e urze e a Destilaria Black Pig Unip. Lda com Gin. A primeira Menção Honrosa na categoria Produção Primária e a segunda em Produtos Transformados.

O escoamento dos produtos dos projetos vencedores será assegurado nas 255 lojas que compõem a rede nacional de lojas do Intermarché.

Para além do anúncio dos melhores projetos, realizou-se o debate “O impacto da pandemia no escoamento da produção nacional”, que contou com a participação das entidades parceiras do Prémio: Gonçalo Lobo Xavier, da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), o Virgílio Almeida da Faculdade de Medicina Veterinária, Eduardo de Oliveira e Sousa da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal), António Guerreiro de Brito do ISA (Instituto Superior de Agronomia), Paula Nunes da Silva da QUERCUS e Carlos Figueiredo da DocaPesca.

O Prémio Intermarché Produção Nacional é um projecto de que muito nos orgulhamos. É um projecto que dignifica o que de melhor somos capazes de fazer. O verbo é mesmo este: fazer. E tanto tem sido feito por todos: Produtores, Associações, Governo e Distribuição. Nós, no Intermarché, fazemos este Prémio há 7 anos consecutivos. Somos guiados pelo compromisso de apoiar todos aqueles que trabalham em prol do dinamismo do sector primário e da consolidação da agroindústria nacional.” afirmou Martinho Lopes, Administrador do Intermarché no discurso de abertura. “Nesta edição tivemos um número recorde de cerca de 150 candidaturas. O que demonstra que o Prémio ganha relevância e reconhecimento por parte dos produtores”, conclui o porta-voz demonstrando a pertinência do projecto.

 Todas as candidaturas foram avaliadas por um júri onde para além do Intermarché estiveram representados todos os parceiros envolvidos nesta iniciativa: APED, CAP, DocaPesca, Faculdade de Medicina Veterinária, ISA, Grupo Impresa e Quercus. Todo o processo de análise de candidaturas e de decisão de vencedores foi auditado pela EY.

A nível institucional, o Prémio Intermarché Produção Nacional conta com o apoio do Ministério da Agricultura, o Ministério da Economia e Transição Digital, o Ministério do Ambiente e Ação Climática, o Ministério do Mar e o Programa Portugal Sou Eu.

Os vencedores

  • Produção Primária: FHZ – INVESTIMENTOS AGRÍCOLAS, LDA (Espargos Verdes e Espargos Roxos)
  • Produção Primária: Alberto Luis Branco Miranda de Carvalho Neto (Azeite Virgem Extra Biológico)
  • Produtos Transformados: Cooperativa Leite Montanha, CRL (Queijo “Ilha dos Mistérios)
  • Produtos Transformados: Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (Vidigueira Vinho de Talha)
  • Inovação Embalagem: FRAGOGEL Comercialização e Fabricação de Gelados Lda. (Gelado Biológico Mediterrânico)
  • Ideias com Potencial: GRAND CAROB (Produtos inovadores e saudáveis feitos de alfarroba)

As menções honrosas

  • Produção Primária – BioApis – Apicultura Biológica LDA (Mel BioApis de Agricultura Biológica, de castanheiro, rosmaninho e urze)
  • Produtos Transformados – Destilaria Black Pig Unip. Lda (Gin)

Recorde-se que o Prémio Intermarché Produção Nacional é um projeto de referência que promove ativamente e premeia os produtores, a produção nacional, reconhece a importância da sustentabilidade e inovação na produção portuguesa. É também impulsionado o reconhecimento da produção nacional de qualidade.

http://www.premiointermarche.pt/2020/vencedores/

voltar