Performances robustas em 2019
Em 2019, as insígnias do Grupo Os Mosqueteiros (Intermarché, Netto; Bricomarché, Bricorama, Brico Cash; Roady, Rapid Pare-Brise, American Car Wash) apresentaram um crescimento de 2,2%, sem combustíveis, e de 2,1%, com combustíveis.Em conjunto, considerando todos os países, atingiram 41,202 mil milhões de euros de volume de negócios, com combustíveis. Considerando os 4,129 mil milhões de euros do polo agroalimentar, o volume de negócios global, em 2019, do Grupo Os Mosqueteiros alcançou os 45,331 mil milhões de euros.Mais uma vez, com os seus 3956 pontos de venda, o Grupo Os Mosqueteiros demonstra a pertinência do comércio independente, que é capaz de responder às expetativas dos consumidores, estando o mais próximo possível das especificidades de cada território. Um resultado que se deve à dedicação dos seus 3045 chefes de empresa e dos seus 150 000 colaboradores.
Para Didier Duhaupand, Presidente do Grupo Os Mosqueteiros, “Em 2019, as nossas insígnias prosseguiram o seu crescimento contínuo e reforçámos os nossos Métiers: a integração do Bricorama no nosso polo ‘Equipamento da Casa’ é disso um bom exemplo. Prosseguimos, igualmente, as transformações profundas que a evolução do comércio e do consumo exigem, o que ilustra bem a metamorfose do nosso polo ‘Mobilidade’. Com o nosso modelo de ‘Produtores e Comerciantes’, também optámos por posições sem hesitações face a determinados desafios ambientais e de cidadania, como é o caso, por exemplo, do lançamento do Franco-Score. Por último, continuámos a investir na modernização das nossas ferramentas comuns: as nossas fábricas, a nossa logística integrada ou os nossos sistemas de informação. No ano do nosso Cinquentenário, voltámos a contar com a adesão de mais de 200 chefes de empresa, confiantes na solidez do nosso modelo único e na escala das nossas perspetivas.”
Insígnias alimentares: os combates do Intermarché por uma “dimensão comer melhor ao alcance de todos” e do Netto pelo “discount prazer”
À escala do Grupo (Bélgica, França, Polónia, Portugal), o volume de negócios do Intermarché e do Netto alcançou os 27,5 mil milhões de euros, sem combustíveis (37,2 mil milhões de euros com combustíveis).Em França, a quota de mercado acumulada no final de dezembro (PGC FLS) das duas insígnias alimentares ascendeu a 15 pontos em total anual móvel (+ 0,2 pontos), com um volume de negócios de 24,6 mil milhões de euros, sem combustíveis (33,4 mil milhões de euros com combustíveis). Em França, o crescimento de 1,9% do VN do Intermarché (23,5 mil milhões de euros sem combustíveis e 32 mil milhões de euros com combustíveis), em 2019, é um indicador da resposta favorável dos consumidores sobre o posicionamento de “Produtores e Comerciantes”, os quais reconhecem, cada vez mais, os seus benefícios concretos. O Netto continuou igualmente o seu crescimento em França, em 2019, com um volume de negócios de 1,12 mil milhões de euros, sem combustíveis, o que representa uma subida de 1,5% (ou de 1,3% com combustíveis).
Agromousquetaires: inovação contínua para acompanhar progressivamente os franceses rumo a uma melhor alimentação
Pelo segundo ano consecutivo, a Agromousquetaires ocupa a 4.ª posição entre os intervenientes do agroalimentar em França (classificação RIA), com um volume de negócios que ascendeu a 4,1 mil milhões de euros em 2019, o que traduz um crescimento de 2,4% em relação a 2018. Com as suas dez fileiras e as suas 62 unidades de produção implantadas em França, a Agromousquetaires é um importante instrumento de apoio dos Mosqueteiros à agricultura francesa.
Insígnias do Equipamento da Casa: o modelo económico de futuro para os independentes da bricolage
Na Europa, as três insígnias do Equipamento da Casa dos Mosqueteiros representam um volume de negócios de 3,59 mil milhões de euros.A nível internacional, o Bricomarché regista volumes de negócios com crescimentos mais do que significativos: 8,6% em Portugal e 10,7% na Polónia.Em França, em 2019, o Bricomarché, o Bricorama e o Brico Cash constituíram a primeira rede de proximidade e de independentes. As três insígnias atingiram um volume de negócios acumulado de 2,87 mil milhões de euros e cresceram 2,6% em superfície constante, superior ao crescimento do mercado em superfície constante de 1,8% (fonte: Unibal/FMB). Uma performance superior à do mercado pelo terceiro ano consecutivo, que traduz a atratividade dos pontos de venda para os consumidores e o interesse do modelo, ao qual se juntaram cerca de 100 novos chefes de empresa desde a integração do Bricorama.
Insígnias de mobilidade: um portefólio de marcas complementares em rápida implantação
O portefólio das insígnias dos Mosqueteiros é, agora, composto por 4 marcas especializadas e complementares: os centros auto Roady, os pontos de serviço de vidro automóvel Rapid Pare-Brise, os centros de lavagem American Car Wash e, desde há alguns meses, Izyscoot, a insígnia especializada na manutenção de veículos de duas rodas e mobilidade urbana. Com 146 centros auto na Europa, dos quais 113 situados em França, o Roady alcançou, em 2019, um volume de negócios de 193 milhões de euros, sem combustíveis (240 milhões com combustíveis), o que traduz um crescimento de 2,7%. A insígnia American Car Wash, com 28 centros de lavagem, registou uma subida de 10,5% e a insígnia Rapid Pare-Brise, com 273 centros de serviço de vidro automóvel, apresentou um crescimento de 25%. O mais recente dos três centros de manutenção Izyscoot abriu no final de 2019. O objetivo passa por continuar a implantar o conjunto destas insígnias no território francês com um nível de exigência muito elevado no que respeita à experiência do cliente nos pontos de serviço.
Immo Mousquetaires: mais 190 000 m²
Sob a égide da Immo Mousquetaires, abriram 190 000 m² na Europa, em 2019, dos quais 160 000 m² em França. Neste país, o setor alimentar representou 50% das aberturas, ou seja, 80 000 m², dos quais 26 criações e 2 compras de hipermercados ao grupo Casino (Montauban e Nevers). O Equipamento da Casa representou 78 000 m², com 8 novos PDV. Em 2019, foram obtidos 81 000 m² junto da CDAC e 77 000 m² de armazéns logísticos foram fornecidos a nível interno.