16.10.2019

Intermarché seleciona solução de visibilidade Zetes para alavancar

Lisboa (Portugal), 15 de Outubro de 2019 – O Intermarché, uma marca do Grupo Os Mosqueteiros, um grupo europeu líder na venda a retalho, selecionou a Zetes com o objectivo de atingir visibilidade total e maior eficiência nas suas operações na cadeia de abastecimento em Portugal. Equipado com a solução cloud de visibilidade da cadeia de abastecimento – ZetesZeus, o Intermarché irá ter uma visão global em tempo real dos dados críticos da operação que afetam o cumprimento das encomendas e o movimento do inventário. A solução vai permitir um controlo mais rigoroso e maior dinâmica na capacidade de planeamento.

Visibilidade em tempo real e colaboração com fornecedores

Com 250 lojas espalhadas por Portugal e uma rede de 1250 fornecedores a entregar encomendas a três centros de distribuição distintos, ter visibilidade em toda a cadeia é de extrema importância para o Intermarché. Ao recolher, integrar e homogeneizar os dados dos sistemas de fornecedores externos, a solução ZetesZeus vai fornecer informação exata do cumprimento do serviço associado a cada encomenda transformando assim a colaboração entre os diferentes actores da cadeia bem como a disponibilidade de produto. A solução contribui ainda para a melhoria da rastreabilidade de artigos assim como a redução do desperdício.

Quebrar barreiras entre sistemas

Ao associar os dados de diferentes sistemas, o Intermarché vai obter visibilidade de todos os eventos críticos da sua cadeia de abastecimento. Em tempo real, desde o momento que uma encomenda é criada até que a mesma é recebida no centro de distribuição, o cumprimento do serviço associado e o desemprenho de todos os actores (fornecedores, transportadores, operadores logísticos, …) encontra-se espelhado na solução de visibilidade. Ao substituir os relatórios mensais partilhados por email, o retalhista terá acesso instantâneo a informação inteligente de toda a cadeia, disponível e partilhada em dashboards de fácil leitura. Informações relevantes, como discrepâncias nas encomendas, permanência do produto e tempos em trânsito, assim como eventos de expedição de entrada e saída até à entrega final, poderão ser monitorizadas. Alertas que são acionados em tempo real quando ocorrem exceções, vão permitir às equipas da cadeia de abastecimento tomar medidas corretivas imediatas para minimizar o impacto operacional e manter a máxima disponibilidade na prateleira. O acesso seguro via internet garante a disponibilidade constante dos dados críticos da operação, seja através do pc na secretária ou através do smartphone. Os fornecedores irão também beneficiar da mesma visão de desempenho filtrada para os seus dados, de forma a obter a visibilidade exata do que está a acontecer na cadeia.

Satisfação do cliente como derradeiro objetivo

Jorge Rafael – Administrador responsável pela logística e cadeia de abastecimento do Grupo Os Mosqueteiros, explica: “Dispor de visibilidade total das nossas operações da cadeia de abastecimento, não só vai melhorar a forma como trabalhamos e interagimos com os nossos parceiros, mas também certificar-se de que os nossos clientes podem confiar no Intermarché para um serviço líder de mercado. A solução ZetesZeus vai também ajudar-nos a proteger a nossa cadeia de abastecimento de alimentos frescos, garantindo que mantemos os nossos valores de fornecer aos nossos clientes acesso aos produtos de melhor qualidade, quando e onde necessitarem de uma forma muito mais eficiente e, ao mesmo tempo, remover o desperdício das nossas operações. Prevemos a realização de um piloto com dois de nossos principais fornecedores e acreditamos que trará benefícios significativos”.

Rui Castilho, Country Manager da Zetes em Portugal, comenta: “No exigente atual ambiente omnicanal, a colaboração de fornecedores que trabalham com a devida visibilidade, transparência e eficiência, tornou-se uma necessidade para os retalhistas que pretendam manter o seu compromisso com os clientes. Estamos muito satisfeitos por o Intermarché confiar na Zetes para ajudá-los a atingir os seus objetivos e obter uma cadeia de abastecimento mais interligada e colaborativa.”

voltar