13.03.2020

Intermarché de Paços de Ferreira acolhe projeto piloto de reciclagem

O Intermarché, insígnia alimentar do Grupo Os Mosqueteiros, irá acolher na sua loja de Paços de Ferreira o projeto piloto de incentivo à devolução de garrafas de bebidas não reutilizáveis, integrando assim a lista das 23 superfícies comerciais selecionadas para o projeto.

“Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!” é o mote da iniciativa que arranca dia 13 de março e consiste na colocação de uma máquina onde os clientes poderão depositar as embalagens de bebidas não reutilizáveis em plástico (PET), garantindo assim o seu correto encaminhamento para reciclagem e promovendo consequentemente a circularidade dos materiais.

Martinho Lopes, Administrador do Intermarché afirma: “é para nós muito importante receber este projecto teste numa das nossas lojas. O combate aos plásticos tem sido uma luta transversal a todo o sector e um compromisso que no Intermarché não se esgota nestas ações. Com mudanças no portefólio dos nossos produtos vamos reduzir o uso de plástico em 23 toneladas. Os nossos processos logísticos estão todos optimizados para uma prática sustentável. Recentemente abolimos o plástico também das paletes de leite, substituindo-o por cartão. Estamos atentos e queremos impulsionar este movimento envolvendo os nossos clientes.”

O projeto piloto será coordenado por um consórcio composto por três associações, as Águas Minerais e de Nascente de Portugal, a Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED). O sistema que será instalado no Intermarché de Paços de Ferreira tem como objetivo incentivar os clientes a devolver as garrafas de plástico e premiar o consumidor por essa mesma devolução, garantindo assim a posterior reciclagem dos materiais. O sistema de incentivo consistirá na atribuição ao consumidor final de um prémio pela devolução das embalagens de bebidas, que varia entre dois cêntimos por cada garrafa entre 0,1 e 0,5 litros e cinco cêntimos por cada garrafa acima de 0,5 e até 2 litros. A devolução é efectuada através da emissão de um vale de desconto para ser utilizados em compras de valor igual ou superior na própria loja onde as garrafas foram entregues. O valor recebido pode também ser doado a uma instituição de solidariedade social, para isso basta selecionar essa opção no ecrã da máquina no final da operação.