28.09.2017

Prémio Intermarché Produção Nacional garante escoamento de produtos portugueses

Conhecidos vencedores da 4ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional

Foram ontem divulgados os 6 vencedores da 4ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional (PIPN), numa cerimónia que decorreu na Faculdade de Medicina Veterinária e contou com a presença de Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dr. Luís Capoulas Santos.

53

31

As empresas cujos projetos obtiveram a melhor avaliação do Júri combinando as vertentes de inovação, sustentabilidade e respeito pelas origens foram: Montiqueijo – Queijos de Montemuro, Lda (queijo fresco em barra), na categoria de Inovação; Prisca – Alimentação, SA (leitão confecionado), em ideias com potencial; Elderink Lacticínios, Lda (pimentos recheados) e Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, Lda (bolo morgado do Bussaco), na categoria de Produtos Transformados; e Ovivárzea, Lda (arroz carolino) e PEPE AROMAS, Lda (figo da índia), na categoria Produção Primária. Pela qualidade dos projetos apresentados o Júri decidiu ainda atribuir duas Menções Honrosas aos que, não tendo sido premiados, se destacaram pela sua qualidade e potencial: ALGAplus Produção e Comercialização de Algas e Seus Derivados (algas diversas) e a Cooperativa A Lavoura de Paços de Ferreira (porco bísaro). Estas duas Menções Honrosas estão nas Categorias de Inovação e Produção Primária, respetivamente.

223

 

O escoamento dos produtos dos projetos vencedores será assegurado não só na rede nacional de lojas do Intermarché, mas também – sempre que se justifique – nos pontos de venda da insígnia em França, Bélgica e Polónia.

O anúncio dos melhores projetos foi antecedido pelo debate “Agricultura nacional: exportação e revitalização da economia local”, que contou com a moderação de Nicolau Santos, Diretor Adjunto do Expresso e com a participação do Secretário Estado da Agricultura e da Alimentação, a Diretora-Geral da APED, Ana Trigo Morais, do Presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, do Administrador do Intermarché, Vasco Simões e ainda o Presidente da Cacial, José Martins Oliveira que irá intervir em representação da produção.

92

“Esta quarta edição do Prémio Intermarché Produção Nacional reflete o incentivo do Intermarché à produção nacional, criando bases para uma agricultura sustentável e de interesse nacional,” afirmou Vasco Simões, Administrador do Intermarché. “Há mais de 25 que apoiamos a produção nacional, queremos continuar ao lado dos produtores, que assim como nós acreditam que o setor primário deve ser um dos motores do desenvolvimento económico nacional. O nosso contributo passa por impulsionar o reconhecimento dos produtos made in Portugal e contribuir para que estes produtores se tornem mais eficientes, mais rentáveis e mais competitivos. O crescimento dos nossos produtores será também o nosso crescimento e a garantia de uma maior e melhor satisfação dos nossos clientes,” acrescentou ainda Vasco Simões no seu discurso de encerramento.

 Todas as candidaturas foram avaliadas por um júri onde para além do Intermarché estiveram representantes todos os parceiros envolvidos nesta iniciativa: APED, CAP, FMV – Faculdade de Medicina Veterinária, ISA – Instituto Superior de Agronomia, Grupo Impresa e Quercus. Todo o processo de análise de candidaturas e de decisão de vencedores foi auditado pela EY (parceiro auditor).

A nível institucional, o Prémio Intermarché Produção Nacional conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Ministério do Ambiente, Ministério da Economia e Ministério do Mar.

 

OS VENCEDORES

 Inovação:

Montiqueijo – Queijos de Montemuro, Lda;

montiqueijo

Produto: Queijo fresco em barra – um novo conceito de queijo fresco que visa o alargamento da gama de produtos e que se diferencia em forma, tamanho e trabalhabilidade.

 

Ideias com Potencial:

Prisca – Alimentação, SA

prisca

Produto: Leitão assado – confecionado, através de uma técnica inovadora de pré-assadura. O produto estará disponível em dosagens diferenciadas e permitirá ao consumidor o acesso rápido e sem perda das características típicas e organolépticas do tradicional leitão assado.

 

Produtos Transformados:

Elderink Lacticínios, Lda e Padaria

elderink

Produto: Pimentos recheados – confecionados com massa de queijo creme fresca feita a partir de leite inteiro e com tratamento térmico lento a baixa temperatura, o que permite uma pasteurização e fermentação lenta e demorada, fazendo com que este produto tenha baixo teor de lactose e o Ph também bastante baixo. na ordem 4,5, o que inibe o desenvolvimento de microrganismos.

 

Pastelaria Flor de Aveiro, Lda

flor de aveiro

Produto: Bolo Morgado do Bussaco – um doce tradicional, oriundo da Mata do Bussaco, do distrito de Aveiro. É um bolo à base de 0% de farinha de trigo (isento de Glúten), noz, ovos-moles de Aveiro IGP e mel.

 

Produção Primária:

Ovivárzea, Lda

ovivarzia

Produto: Arroz carolino – genuinamente português, controlado pelo produtor desde a semente ao embalamento.

 

PEPE AROMAS, Lda

pepe_aromas

Produto: Figos-da-Índia – principal produto da exploração da PEPE Aromas. Além do fruto, praticamente toda a planta é utilizável, seja para alimentação seja para a indústria cosmética (palmas, flores e sementes).

 

AS MENÇÕES HONROSAS

Inovação:

ALGAplus Produção e Comercialização de Algas e Seus Derivados

algaplus

Produto: Macroalgas – são produzidas em ambiente controlado e com certificação biológica. Como elementos diferenciadores apresenta uma produção sustentável sob o conceito de aquacultura multi-trófica integrada (IMTA), uma forte componente de I&D e o apoio técnico constante aos clientes.

 

Produção Primária

Cooperativa A Lavoura de Paços de Ferreira

alavoura

Produto: Criação de porco Bísaro – a criação dos porcos é feita em regime semi-extensivo ou extensivo, com os animais ao ar livre, com o máximo de bem-estar animal e respeito pelo ecossistema. Na sua alimentação são usados produtos com cereais, batata, frutas e hortícolas e sobras da alimentação humana, como frutas e hortícolas, reduzindo os desperdícios, fazendo reaproveitamento de muitos produtos e reduzindo a ração industrial, preservando o ambiente, reduzindo o lixo doméstico e usando menos matérias-primas.

Recorde-se que o Prémio Intermarché Produção Nacional é um projeto de referência que promove ativamente e premeia os produtores, a produção nacional, reconhece a importância da sustentabilidade e inovação na produção portuguesa. É também impulsionado o reconhecimento produção nacional de qualidade.

voltar