Responsabilidade Social
e Preços Baixos
Consumo e Vida Saudável Respeito Pelo Ambiente O Social As Nossas Actividades Relatório 2016 Ir para o topo

Na história recente, o surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável é provavelmente tão importante como o de consumo de massas, com base no qual a grande distribuição construiu o seu sucesso. Contudo, se o formidável desenvolvimento económico para o qual o Grupo contribuiu já terminou, o crescimento “sustentável” continua por inventar nos países industrializados.

Esta estrutura organizativa peculiar determina que o Grupo assuma como característica fundamental da sua missão, a máxima proximidade com as comunidades onde está implantado, dado o envolvimento direto da sua gestão com a realidade circundante das respetivas lojas.

Mais do que uma revolução “verde”, pretende contribuir para o desenvolvimento de uma economia baseada no respeito pelas pessoas que geram a riqueza da economia.

O Grupo os Mosqueteiros pretende um desenvolvimento económico responsável, valorizando a capacidade de ter em conta a sociedade em que se insere, criando um clima de confiança com todos os seus intervenientes e parceiros.

Colocar em prática uma verdadeira política de Desenvolvimento Sustentável é ter em conta:

Um crescimento económico sustentável
Mais e melhor eficiência energética, melhor ambiente e valorização do património
Mais equidade, igualdade de oportunidades e coesão social

Conciliar a Responsabilidade Social com os Preços Baixos

A singularidade do Grupo deve-se à diversidade das suas atividades. De forma a assegurar a sua independência em termos de aprovisionamento e garantir preços baixos aos seus clientes, desenvolveu um polo industrial agroalimentar, que é o 11º em França. É também o 1º armador francês de pesca fresca. Desta forma, o seu posicionamento é único, à semelhança do seu perímetro de responsabilidade direta que abrange, ao mesmo tempo, a produção e a distribuição.

A isto juntam-se as parcerias que estabeleceu com as PME e o mundo agrícola em França, na Bélgica, na Polónia e em Portugal. Neste sentido, está presente a nível local e contribui para a relocalização da economia e para o desenvolvimento de circuitos mais curtos do que os da grande distribuição clássica.

Responde às preocupações dos consumidores, dos meios de comunicação e das entidades públicas, defendendo que a responsabilidade social e os preços baixos não são incompatíveis. Assume os compromissos ao longo de toda a cadeia de valor: do fabrico dos produtos ao seu transporte e distribuição, sem esquecer a gestão quotidiana dos seus pontos de venda.

Programa Origens

Em 1999, o Grupo criou o Programa de Incentivo à Produção Nacional. Sendo um dos principais objetivos do Grupo os Mosqueteiros responder às necessidades dos seus clientes, através da produtos de qualidade ao preço mais baixo, seria impensável relegar para segundo plano os muitos produtos portugueses de inegável qualidade, produzidos de norte a sul do país.

O Grupo encara como crucial o apoio e incentivo à produção nacional, como meio de impulsionar o desenvolvimento das economias regionais e, por inerência da economia nacional, permitindo, simultaneamente, criar bases para uma agricultura sustentável com melhores regras de atuação por parte dos diversos interlocutores.

A missão do Programa Origens

Através de parcerias com vários produtores nacionais garante aos clientes produtos genuinamente portugueses, de qualidade superior a preços baixos e aos produtores o apoio constante desde a primeira etapa da produção, impulsionando em simultâneo as várias regiões.

A dimensão do Programa traduz-se em:

Consumo e Vida Saudável

Promoção de produtos responsáveis

Promover a agricultura biológica faz parte dos compromissos do Grupo os Mosqueteiros, que apostam nos produtos produzidos em modo de produção biológico, lançando azeite, iogurtes, bolachas, queijo entre outros produtos.

O Bricomarché dedicou-se a produtos mais amigos do ambiente: as gamas de pintura Nuance e de tratamento da madeira Boisilor obtiveram certificação NF Environnement ou o Rótulo Ecológico Europeu.


Respeito Pelo Ambiente

Resíduos e eco conceção

Distribuidores e produtores, os Mosqueteiros são grandes consumidores de produtos que podem ser reciclados. Neste contexto, existem parcerias estabelecidas com as entidades gestoras de resíduos e operadores de gestão de resíduos de forma a dar o devido encaminhamento aos resíduos gerados.

Atualmente, o Grupo está empenhado num projecto para diminuir a quantidade de embalagens de produtos distribuídos pelas Insígnias.

Estabelecimento de parcerias com as entidades gestoras de resíduos de forma a fomentar a reciclagem dos resíduos.

Algumas das nossas ações:

  • Campanha ambiental em parceria com a Sociedade Ponto Verde – “Separar vai colar” que decorreu nas lojas alimentares do Grupo
  • Distribuição de mini-pilhões aos clientes em colaboração com a Ecopilhas
  • Projecto Depositrão em parceria com a ERP Portugal – Disponibilização de um local para entrega de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos.

O Social

Apoio ativo às associações e aos intervenientes na vida da comunidade

Desde a sua origem que o Grupo os Mosqueteiros têm na sua génese a interajuda, nunca deixando de investir nos outros, estabelecendo parcerias com associações e empresas locais, impulsionado desta forma a vida das localidades em que se encontram implantados os seus Pontos de Venda. As parcerias levadas a cabo com entidades como bombeiros, clubes desportivos e associações culturais são exemplo disso mesmo.

Algumas das nossas ações:

  • Campanha de apoio aos bombeiros “Juntos vamos equipar os nossos Heróis”
  • Dakar – Oferta de bens de primeira necessidade (alimentos, material escolar...)
  • Dia mundial da criança – Oferta de brinquedos para equipar salas de espera de alguns hospitais pediátricos
  • Apoio aos peregrinos em colaboração com a Cruz Vermelha

Responsabilidade ética e social

O Grupo os Mosqueteiros pauta-se por estabelecer com os fornecedores relações baseadas no respeito e ética.
Todos os contratos de importação são realizados tendo por base uma metodologia ética que integra um código* de boas práticas. Este código de boas práticas incide sobre o trabalho infantil, o respeito pela igualdade homem-mulher, o trabalho forçado, a remuneração, a segurança e saúde no trabalho entre outros.
Este código de boas práticas está anexado ao caderno de encargos do fornecedor. Os Mosqueteiros comprometem-se a fazê-lo assinar por todos os seus fornecedores asiáticos.

* Este código assenta na Convenção 138 e 182 da Organização Mundial do Trabalho, na norma de responsabilidade social SA 8000 e na directiva europeia relativa à protecção dos jovens trabalhadores.

Os desafios das atividades do Grupo os Mosqueteiros

Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2016

Clique aqui para ver o Relatório