17.02.2016

Mosqueteiros fazem 25 Anos

Print

Gerações de empreendedores festejam aniversário de um dos maiores Grupos da distribuição nacional

  • Intermarché, Bricomarché e Roady são as insígnias que fazem parte do Grupo.
  • O Grupo Os Mosqueteiros tem 306 lojas em Portugal, está presente em 183 concelhos de norte a sul do país com uma superfície comercial superior a 363 mil m2 e tem como meta a expansão do parque de lojas.
  • Da estrutura fazem parte 220 aderentes (donos de loja) que dão emprego a 14 mil colaboradores.

O Grupo Os Mosqueteiros, do qual fazem parte as insígnias: Intermarché, Bricomarché e Roady, celebra em 2016, 25 anos de presença em Portugal. Em ano de bodas de prata o Grupo traça como meta o aumento contínuo do parque de lojas, uma estratégia que integra o plano de expansão até 2020 e que será transversal às três insígnias presentes no país constituindo uma oportunidade para os empreendedores e investidores portugueses que pretendem criar o seu próprio negócio.

Com 306 lojas implantadas em 183 concelhos portugueses e uma superfície comercial superior a 363 mil m2, em 25 anos de presença em Portugal o Grupo Os Mosqueteiros consolidou por completo a sua posição como um dos maiores grupos da distribuição. A primeira loja a abrir em 1991 foi da insígnia Intermarché e apenas 3 anos depois estava a ser inaugurada a Base de Alcanena, sede do Grupo vocacionada para produtos secos e frescos. Em 1998 inaugurou o 100º ponto de venda do Intermarché, em simultâneo com a chegada a Portugal dos primeiros Bricomarché e Roady (na altura apelidado de Stationmarché).

As mais de duas décadas de evolução do Grupo refletiram-se numa presença marcada pela inovação. A mais recente está relacionada com um forte investimento na renovação do parque de lojas, levando novos conceitos a várias localidades do país. O Grupo Os Mosqueteiros foi também o primeiro grupo da distribuição a apostar no setor primário, com a criação do Agro, hoje denominado Programa Origens, numa altura em que este setor era desvalorizado pela distribuição. Para além disso, o Grupo Os Mosqueteiros é até hoje o único a operar com uma estrutura composta por empresários independentes, que estão junto das populações, das entidades e das associações locais, que gerem as suas lojas de forma autónoma e que, através dessa proximidade, pertença e intervenção local fomentam o desenvolvimento do país.

Outro marco relevante na história do Grupo e que está intrinsecamente relacionado com o fator de proximidade é o seu apoio à causa dos Bombeiros. Um apoio que teve início em 2005, altura em que o Grupo lançou uma campanha em que doou 18 jipes de comando e intervenção rápida a 18 corporações nacionais. Mais recentemente, em 2015, o Grupo ofereceu 500 equipamentos completos de combate a incêndios florestais à Liga dos Bombeiros Portugueses. Para este ano está prevista uma nova campanha que irá manter uma linha semelhante de apoio aos Bombeiros portugueses.

Jorge Rafael, responsável de comunicação do Grupo Os Mosqueteiros explica: “A evolução do Grupo Os Mosqueteiros em Portugal tem sido enorme. Estamos presentes neste mercado há 25 anos e durante este período crescemos muito e alcançámos várias metas – o que foi possível graças às ambições e objetivos que fomos definindo, mas também ao nosso modelo de gestão único. Ao longo destes anos fomos pioneiros em explorar o conceito de loja fora dos grandes centros urbanos – em locais onde, apenas agora, outros players começam a chegar. Este nosso posicionamento teve sempre como base o cliente, que é a nossa prioridade máxima e responsável pelo nosso sucesso. É para os nossos clientes que trabalhamos diariamente para oferecer os melhores produtos e serviços, ao melhor preço.”

Da estrutura atual do Grupo Os Mosqueteiros em Portugal fazem parte 220 aderentes (donos de loja) que diariamente têm ao seu dispor uma equipa de 14 mil colaboradores. Lembre-se que o modelo que serve de base ao Grupo Os Mosqueteiros está baseado na iniciativa e dinâmica dos empresários aderentes que, beneficiando da estrutura central do Grupo, têm liberdade para adaptar a gestão das suas lojas às respetivas realidades locais e este é um dos pontos que mais diferencia o Grupo.

voltar